Slow Week – Moda, ética e sustentabilidade

A sustentabilidade é um tópico que está em alta a algum tempo. Por conta disso, vários mercados adotam o hoje conceito ”Slow”, como forma de demonstrar preocupação com a sociedade, o meio ambiente e os indivíduos.

Com a moda, não poderia ser diferente.

Uma das maiores industrias do mundo é responsável por um padrão de produção assustador onde o novo não é feito pra durar, fator que gera a cada dia mais consumismo descontrolado.

O movimento Slow surge então em reposta a esses padrões e se inicia no Slow Food, se expandindo aos poucos para outras áreas.

O Slow Fashion, emerge como um modelo de moda sustentável, que incentiva a consciência ética.

A Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Centro de Referência da Moda promoveu durante os dias 18 e 23 de Agosto a Slow Week, uma semana voltada ao conceito de moda sustentável com uma programação extensa com oficinas, workshops, palestras, desfiles, mesas-redondas e exposições.

Com a maior parte da progração gratuita, o evento possibilitou uma discussão importante entre o público e diversos palestrantes sobre um tema tão relevante.

Estive presente em uma palestra com os criadores/estilistas da marca ”Grama Roupas Ecológicas” que abordaram como tema os selos e certificações referentes ao Design Sustentável. O bate-papo falou sobre como funcionam e suas vantagens/desvantagens.

O evento reuniu diversos estudantes e profissionais do setor, que tiveram a possibilidade de se integrarem ao assunto e compartilhar conhecimentos.

Vale ressaltar sempre que o debate sobre a construção de um modo de vida mais sustentável é de extrema importância no nosso contexto atual e que é um caminho para a construção de um futuro mais seguro.

Beijos e até a próxima!!

You may also like

3 Comentários

  1. Que interessante esse evento! Estou fazendo o meu tcc com um tema que entra no conceito de slow fashion, uma moda atemporal de qualidade e tals… Sou super adepta à ela e espero mesmo que logo ela ‘esmague’ o fast fashion kkkk Beijo ♥

    1. Foi super legal mesmo Júlia, acredito que futuramente venham outras edições! Por mais clichê que seja atualmente, discutir sobre sustentabilidade nunca é demais. Acredito que com mais informações na mídia e mais espaço para discussões como esta, as pessoas melhorem sua consciência e repensem o consumo. Boa sorte com o TCC! Beijos e obrigada pelo comentário! :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× seis = 18

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>